Nascido em 19 de Julho de 2000,
aliás, coincidentemente “Dia Nacional do Futebol”, Artur Dorneles Paz teve seus primeiros contatos com o futebol através do seu pai, ex-atleta, aonde chegou mesmo com pouca idade a morar no interior junto com o pai já em final de carreira.Ao completar seis anos iniciou-se seu ciclo dentro do futebol, participando de escolinhas de futebol como a do Petrópolis Tênis Clube de Porto Alegre com o treinador Renan, também atleta da seleção gaúcha e brasileira de futebol Society, isso no ano de 2006 quando já mostrava um notável talento como goleador ao fazer muitos gols na temporada, muito devido ao seu chute forte. Em 2007 começou sua caminhada no futebol de campo na escolinha do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, tendo como orientador seu pai Artur Paz Filho. Em 2008 voltou para o futsal, no Esporte Clube São José – Porto Alegre, onde teve enorme destaque sendo goleador e destaque do ano na categoria 2000, recebendo troféus e medalhas pelo mérito. No ano de 2009, após mudança para cidade de Viamão junto com a família, treinou futsal na escolinha APEVI – Viamão, tendo como professor Adriano Pedralli (ex-goleiro do Juventude de Caxias do Sul), onde foi goleador e campeão em alguns torneios que disputou. Voltou ao futebol de campo na escolinha do Réus Futebol Clube que se preparava para disputar o EVIFAM (Encontro Viamonense de Futebol Amador) maior campeonato de futebol de categorias de base realizado na cidade. Com seu pai Artur novamente como orientador, disputou o título por duas categorias: Fraldinhas – categoria 2000 e Pré-Mirim – categoria 98, tornando-se campeão em ambas as categorias e goleador pela categoria 2000 (com 12 gols) e nesta como capitão, tendo a honra de receber todas as homenagens individuais e coletivas.
Em julho de 2009 ao acompanhar Andrey Evangelista, outro destaque da escolinha do Réus Futebol Clube, para um período de testes no Sport Clube Internacional chamou a atenção do coordenador do clube o Sr. Lameira pelo porte físico e pouca idade. Foi convidado então a participar de um período de testes que duraria duas semanas na categoria 99. Mas no primeiro dia de avaliação feita pelo professor Fábio chamou tanto a atenção que se integrou e passou a vestir definitivamente a camisa deste grande clube do país. Começou então uma rotina de treinos de três vezes por semana com a categoria 99 do professor Fábio e nos sábados com a categoria 2000 do professor Wilson, que logo o colocou no time como titular e como zagueiro e lateral esquerdo, fazendo muitos gols de bola parada. Chamou a atenção também pela forte marcação, onde começou enfim a preparação para o primeiro torneio de expressão na categoria 2000, com amistosos contra a escolinha do Valdomiro (ex-atleta) categoria 97 onde empataram em 3×3 sendo um dos gols anotados de falta, convertida por Artur. Depois contra a seleção de General Câmara, mais um gol de Artur na vitoria de seu time por 2×1.
Ao iniciar o torneio em Sapiranga o Sport Club Internacional sagrou-se campeão invicto do torneio da Cidade das Rosas com participação decisiva de Artur e seus gols, qualificando essa categoria 2000 com um grande futuro no ano de 2010 pela excelente qualidade de seus atletas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário